Vai um cafezinho aí?
Ontem foi o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais tradicionais do Brasil. Convite para uma boa prosa, conforto para horas de turbulência e permanente lembrança de casa.
O ‘queridinho dos brasileiros’, na verdade, veio da Etiópia, chegando por aqui no século XVIII. Ele não é lá muito amigo do sono. Consumido em excesso, o café provoca insônia, nervosismo e alteração no ritmo cardíaco. Muita gente toma a bebida para se manter mais tempo acordado, pois a cafeína realmente estimula a concentração e melhora o ânimo.
Por ter muitas vitaminas e minerais, o famoso cafezinho também traz benefícios ao organismo. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard detectou que quando ingerimos de 3 a 5 xícaras de café /dia, reduzimos consideravelmente a chance de morrer prematuramente de doenças cardíacas, Parkinson, suicídio e diabetes! Além disso, o café reduz os radicais livres e ativam a memória.
Mas você sabe passar um café saboroso? Os baristas explicam que o gosto amargo se dá porque no pó que consumimos no dia a dia, existem grãos verdes, queimados e isso prejudica o verdadeiro sabor. Para fugir desse problema, o ideal é escolher os grãos gourmet para o preparo. Outra dica é que a água não pode ser fervida e deve ser jogada primeiramente sobre o filtro de papel, depois, deve-se colocar o pó. O restante da água deve ser jogado pelas bordas, aos poucos. Isso deixa o café menos amargo e mais agradável ao paladar.
E como a gastronomia evoluiu, além da maneira convencional o café aparece em pratos salgados, sobremesas e até no picolé. Para potencializar o prazer que o café proporciona e para você descobrir novas formas de apreciá-lo, selecionamos imagens inspiradoras!
Virou mania decorar o café na xícara. De simples coraçõezinhos feitos com o auxílio de colher, até obras de arte como essa, a verdade é que os desenhos deixam a bebida ainda mais atrativa.
Servir a bebida numa xícara própria para café, com píres e espaço para um acompanhamento também deixa a experiência mais bacana. E impressiona as visitas!
Picolé é um jeito de consumir o café mesmo em dias quentes e dá para combinar a bebida com creme de leite, leite condensando, canela e fruta
Os cafés com ‘blends’ diferenciados são uma febre. Máquinas de expresso e cápsulas de variados aromas são consumidos cada vez mais. Você pode introduzir novos sabores à bebida, incluindo tabletes de chocolate na xícara bem quente, pode colocar canela em pau para mexer, baunília, anis…
Só mesmo o café tem o poder de estar presente em todas as refeições. Mesmo depois da pizza, ele vai muito bem!
Fotos: Reprodução