Trocou a estação? Trocou a roupa de cama!
Quem ainda não tirou do armário aqueles edredons mais grossinhos e as mantas? A hora certa de fazer isso é agora, no outono, enquanto o frio não aperta.
É que esse processo não é tão simples como você pode pensar. Depois de passar um tempão guardado, o enxoval para os dias frios precisa ser devidamente higienizado, antes de ser usado novamente, enquanto as colchas leves e edredons fininhos, dos dias quentes devem voltar para o roupeiro, devidamente limpos, também.
Mas se antes de guardar, lavamos tudo, porque limpar novamente, agora? Bom, se a gente guarda algo sujo num local escuro e fechado durante longos períodos, esse item mancha, cria bolor, ganha mau cheiro e tudo isso, muitas vezes, acaba danificando a peça permanentemente. Um prejuízo só. Daí a necessidade de guardar tudo bem lavado, para evitar estragos.
Quando a peça volta ao uso, no entanto, se ela foi guardada em embalagem à vácuo, ela estará pronta para o uso, mas se não foi, mesmo com a proteção de um saquinho, ela pode ter acumulado ácaros ou pode trazer o odor típico de coisa guardada. Para evitar alergias e promover bem-estar, aconselha-se uma nova lavagem. Peças que podem ser lavadas em casa devem passar pelo processo mais delicado na máquina.
E já que falamos das embalagens à vácuo, vale explicar que elas são a melhor solução para quem tem pouco espaço no armário, porque ao retirarmos o ar de dentro do saco plástico, tudo o que está ali é comprimido, ou seja, diminui de volume.
Essa alternativa também é perfeita para evitar a proliferação de ácaros. Os sacos podem ser encontrados em todo o Brasil, em lojas de utilidades domésticas, ou de enxovais, e são fáceis de usar. Você precisa do auxílio de um aspirador de pó, apenas. Quem não tem facilidade em encontrar a embalagem à vácuo, pode usar saquinhos de TNT, à venda em papelarias. Ele protege as peças e mantém tudo organizado.
Vamos a outras dicas?
Ao lavar
1- Sabia qu o vinagre pode substituir o amaciante na hora de lavar a roupa? Sim! O produto, além de amaciar as fibras do tecido, retira os resíduos de sabão. Além de o vinagre ser biodegradável, é mais acessível! Qualquer tipo pode ser usado, mas dê preferência para os brancos. A quantidade é de 100ml para 5kg de roupa. À medida que a peça seca no varal, vai perdendo o cheiro do vinagre. O truque deve ser evitado para lavar peças em seda ou com rendas delicadas.
O vinagre ainda evita o aparecimento de manchas e garante que as toalhas não percam o poder de absorção!
Ao guardar
1- Ao retirar o edredom, colchas e mantas guardadas, da embalagem à vácuo, deixe-as expostas ao ar livre para, eventualmente, pegarem um pouquinho de sol. Depois de passarem o dia “arejando”, elas podem ir tranquilamente para a cama, ou para um local do armário de fácil acesso, já que serão usadas com frequência.
2- Antes de guardar tudo, no entanto, limpe as prateleiras para remover a poeira e pontos de umidade. Mantenha no armário produtos antimofo, encontrados no mercado ou crie os seus, com um saquinho de tule e aproximadamente 5 unidades de giz de lousa, em cada saquinho. Isso mantém o ambiente seco e sem odor.
3-Ok, você já limpou as prateleiras! Como guardar tudo, para que as peças fiquem bem organizadas e o visual do armário passe uma imagem de ordem? A dica é envolver cada jogo com o lençol superior, mantendo o lençol inferior e as fronhas dentro dele, como na foto abaixo:
4- Tente dobrar todos os jogos do mesmo tamanho, para que a pilha de roupas se mantenha firme. Isso facilita a organização no dia a dia!
5- Toalhas de praia já não serão usadas com frequência. Reserve, se possível, um espaço para elas junto às peças que estão sendo guardadas para a próxima estação! A forma melhor forma de guardá-las, para não ocupar muito espaço, é em rolinhos. Mas atenção: essa arrumação só vale para aquilo que você não usa no dia a dia, pois os rolinhos podem se desmanchar quando manuseamos muito as peças, ok?
6 – Caixas organizadoras também auxiliam na ordem. Elas reúnem peças do mesmo tamanho ou características e na hora de você escolher algum item, não deixa o espaço desarrumado!
7- O ideal é manter no armário o que é realmente usado. Peças em excesso ocupam o espaço, tornam a organização diária difícil. Para evitar a bagunça, tenha à mão somente as peças de uso contínuo em prateleiras baixas.
Fotos: Reprodução