Por que segunda-feira é o dia da preguiça?
Horário para acordar, compromissos, correria. A segunda-feira da maioria das pessoas começa dessa forma. E sabe por quê? Porque no final de semana saímos completamente do ritmo.
85% da população mundial aproveita o sábado e o domingo para dormir e acordar mais tarde. Achamos que com esse comportamento compensaremos a falta de descanso durante a semana. No entanto, essa atitude afeta completamente a nossa saúde, gerando um problema que os especialistas chamam de “jet leg social”.
O termo ‘jet leg’ significa a descompensação horária gerada pela diferença de fusos quando viajamos de um país para o outro, o que atrapalha o sono normal. Essa expressão também foi aproveitada pelos médicos para comparar a diferença de horas dormidas durante a semana e nos finais de semana.
Na prática, de segunda a sexta-feira tentamos manter a mesma quantidade de horas de sono, para podermos trabalhar e estudar, porém, quando o sábado e o domingo chegam, vamos para festas, saímos à noite com a família e os amigos e a consequência é irmos para a cama mais tarde. Conclusão: acordamos mais tarde e só teremos sono novamente, mais tarde.
E sabe aquela cochilada durante a tarde, logo depois daquele super almoço? É contraindicada também! O sono que “antecipamos” durante o dia não se repete à noite, ou seja, não atingimos os níveis mais profundos de relaxamento, provocando no dia seguinte, lentidão de raciocínio, desatenção, indisposição e a famosa PREGUIÇA!
Por isso é tão importante não sairmos da nossa rotina de sono com frequência! Sono perdido não é recuperável. Não é assim que nosso organismo funciona. E enquanto dormimos, nosso metabolismo trabalha muito para que o corpo esteja saudável. Não dá para interrompermos esse trabalho se quisermos Bem Viver! #ficaadica
Fotos: Reprodução