10 dicas para seu filho dormir melhor
Crianças com problemas na hora de dormir fazem com que vários papais e mamães busquem dicas para seu filho dormir melhor. Por mais normal que seja as crianças dormirem mal uma noite ou outra, quando isso se torna rotina, é a hora de pensar em uma estratégia.
Ao perceber alguns sinais na criança, pode significar que ele não está tendo noites saudáveis de sono. Agitação e irritação durante o dia, ou ainda, sonolência e cansaço incomum, podem ser diagnósticos de noites ineficazes de descanso. Por isso, é importante ficar atento e saber o que fazer para melhorar as noites do seu filho.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que vão trazer mais tranquilidade e bem-estar, fazendo com que seu filho passe a dormir mais cedo e muito melhor. Confira!
10 dicas para seu filho dormir melhor
1. Estabeleça uma rotina
A rotina para as crianças, é importante não só para as noites de sono, mas para a vida. Elas precisam reconhecer padrões e horários para higiene, alimentação, estudo, lazer e sono. Procure criar uma rotina, para que seu filho comece a tornar isso num hábito e ajude-o a cumprir com os horários programados.
Para as crianças, criar uma sequência de hábitos noturnos, como escovar os dentes, colocar um pijama, apagar as luzes e ouvir uma ‘historinha’ ou uma música de ninar, faz toda a diferença.
2. Dormir na própria cama
É normal as crianças quererem dormir às vezes entre os pais. Mas, é importante que isso seja esporádico e que elas tenham e usem sua própria cama.
Pois, ao dormir na própria cama, as crianças vão adquirindo autoconfiança, independência e segurança. O excesso de proteção pode fazer com que elas se sintam mais inseguras, criando dificuldades de relacionamentos com outras pessoas.
Por fim, em caso de crianças menores ou bebês, dormir com os pais aumenta os riscos de acidentes como sufocamento, por exemplo. Além de afetar o sono de todos.
3. Prepare o ambiente
Para ter uma boa noite de sono é importante ter um ambiente agradável e roupas de cama confortáveis e macias. Uma das melhores dicas para seu filho dormir melhor é adquirir produtos de qualidade que ofereçam o melhor conforto possível. Nós temos diversos produtos em nosso site que podem ajudar seu filho a ter boas noites de sono.
Outra dica é procurar manter o quarto calmo com a menor inferência de luz possível. Tendo em vista, que a luz interfere na produção de hormônios importantes para o sono saudável.
4. Ir para a cama cedo
Para aproveitar ao máximo os hormônios do crescimento, é importante que as crianças passem a ir para a cama mais cedo. Isso porque o pico de liberação desse hormônio ocorre por volta da meia-noite e as crianças precisam estar no sono profundo nesse momento, para ter um maior aproveitamento.
O mais indicado é que as crianças passem a dormir por volta das 20 horas da noite para que realmente tenham um sono de qualidade, reparador e revigorante.
5. Evite distrações
Vivendo nesta era digital, é quase impossível afastá-las de uma tela de celular ou televisão. Porém, é importante que tenham uma rotina de uso, e que de preferência, não ocorra à noite.
As luzes azuis das telas de smartphones, televisores e tablets, acabam diminuindo a produção de melatonina, o hormônio do sono.
Por isso, respeite os horários e procure criar rotinas de uso de eletrônicos, bem antes do horário de dormir e deixe para ter atividades mais calmas próximas à hora de deitar.
6. Respeite as horas de sono
Cada idade pede um determinado tempo de horas de sono. Por isso, procure respeitá-las para que as crianças de fato descansem.
Para bebês, é normal que durmam até 16 horas por dia ou até mais. De 1 a 5 anos, 13 a 14 horas. Na fase pré-escolar, 11 horas diárias são o suficiente. Já na fase da adolescência e adulto, 10 a8 horas.
7. Travesseiro correto
Uma das dicas para seu filho dormir melhor é a escolha correta do travesseiro para evitar dores e mal-estar. O travesseiro, deve sustentar corretamente a coluna e relaxar o pescoço, e deve ser escolhido conforme a posição preferida da criança dormir.
Cada posição exige um determinado tamanho e densidade de travesseiro. Nós já fizemos um conteúdo completinho aqui no blog sobre a escolha dos melhores travesseiros para dormir, vale a pena dar uma lida.
8. Atentar-se para a postura
Por muitos anos, os especialistas defenderam a ideia de que os bebês tinham que dormir de lado, para que não corressem o risco de sufocar caso vomitasse a noite. Porém, o consenso mudou e, depois de muitas pesquisas, a indicação é de que os bebês devem dormir de costas, até que passem a se adequar naturalmente a outras posturas.
Normalmente, após o 1 ano de idade, as crianças tendem a dormir com maior facilidade em determinada posição, e nesse momento é importante a escolha adequada do travesseiro.
9. Controlar as sonecas
É bem comum que crianças com menos de 5 anos tirem cochilos esporádicos durante o dia. Porém, é importante ficar atento se isso não está atrapalhando o sono noturno. Fique atento aos horários das sonecas e não deixe que elas passem de 30 minutos.
10. Alimentar-se de maneira saudável
Procurar manter uma alimentação saudável faz bem para toda a família e produz um resultado extremamente positivo nas crianças. Quanto ao jantar, ele deve ocorrer pelo menos duas horas antes de ir para a cama, com alimentos leves e de fácil digestão.
Se seu filho se mostrar com fome após o jantar, opte por alguns lanches, como frutas.
Ao final, se diariamente você conseguir seguir essas dicas para seu filho dormir melhor, é bem provável que terá criado novos hábitos na cabeça da criança que resultarão em noites bem melhores de sono.
Não deixe de conhecer os nossos produtos e garanta o melhor conforto do mercado em sua casa!