Bem viver
27
abril

Sonhos: pra que eles servem?

Aconteceu nessa terça, 26 de abril, em São Paulo, um workshop que movimenta a indústria de todos os segmentos, realizado pelo WGSN, um dos maiores bureaus de tendências do mundo. Com o tema geral intitulado “Reset”, foram apresentados painéis que abordaram as macrotendências para 2018 e entre elas, uma chamou nossa atenção. A ela, foi dado o nome de “Noturno”, que representa o retorno do ser humano à busca do autoconhecimento, a valorização da solidão, da noite e da nostalgia como fatores fundamentais par atingirmos equilíbrio mental e emocional.

BLOG O NADO NOTURNO

Aceitar a escuridão como parte da vida de todos e parte de cada um de nós traz consciência, equilíbrio e conforto. Usar a sombra com uma visão positiva é a tendência de comportamento que mais observaremos até 2018.

Ok, se o papo pareceu estranho até aqui, keep calm que a gente chega lá! Dentro desse conceito de recolhimento e reflexão, antropólogos e cool hunters (caçadores de tendências) estão apontando o sono como um passaporte para o conhecimento da verdade interna e para o esclarecimento. Isso significa que os estudiosos do comportamento humano estão considerando que o Bem Dormir não é apenas uma necessidade física para o  Bem Viver, mas também um quesito imprescindível para a saúde da alma e cultivar esse hábito influencia não só na disposição, como nas suas opiniões, na maneira de encarar a vida e até, no seu comportamento de consumo!!! Não é incrível?

É fácil entendermos essa conclusão, porque é quando dormimos que “revemos” o que se passou em nosso dia, conhecemos nossos mais profundos receios e descobrimos as vontades láaaaa do coração. Culpa de nossos neurônios que se conectam a essas informações todas e fazem um “backup” de tudo o que vai dentro de nós, salvando as lembranças em nossa memória. Daí, o papel dos sonhos: o de realizar uma espécie de autoterapia para nosso equilíbrio psicológico, pois durante o sono, damos novo significado às vivências do presente, processamos as experiências do passado e nos preparamos para o futuro.

8a95c4d8be9fd8df51abde634896c805

Sonhos e pesadelos são benéficos sempre, de acordo com os estudiosos. Ambos reparam nosso organismo e permitem o encontro com a nossa essência. 

Sonhos e pesadelos podem ajudar na resolução de problemas do dia a dia, porque  nos ajudam a pensar além de nossa zona de conforto, “fora da caixinha”. Às vezes, você não tem uns sonhos absurdos, esquisitões mesmo? Então, graças a eles você vivencia situações hipotéticas, o que pode trazer uma luz para questões que se assemelhem ao sonho. E se de fato algo parecido acontecer, você estará em condições de agir com mais naturalidade e segurança.

Apesar dos multi significados que os sonhos carregam, eles também podem sinalizar processos do organismo, por exemplo. Na Unidade do Sono do Hospital de Madrid (Espanha), onde esse tipo de fenômeno é investigado, a explicação para essa sensação é de que o corpo ainda não se adaptou à posição horizontal, por isso ocorre um pequeno erro de processamento que nos obriga a acordar de súbito, com a sensação clara de que estamos caindo. Vale lembrar que no dia a dia, por conta do estresse em que vivemos, a atividade cerebral é aumentada significativamente. Em compensação, quando o corpo relaxa e essa atividade diminui acontece um descompasso entre o mental e o físico, o que também colabora para a sensação de queda brusca.

479f31af22194f46b55ce5606d04318d

Calma, não é real! É o seu corpo sinalizando que o ritmo dos pensamentos precisa diminuir!

Na medicina chinesa, o excesso de sonhos pode indicar deficiências no baço, por exemplo, e o método de tratar esse problema é através da acupuntura. O método consiste em  inserir agulhas flexíveis, de calibre extremamente fino, sobre a pele, em regiões específicas, que tenham ligação com o órgão. Após a sessão, ainda é possível manter os pontos relacionados ao baço, pela aurículoterapia. Nesse caso, micro sementes são fixadas na orelha com pequenos adesivos, para ativar regiões determinadas, por mais cinco dias.

Mesmo que não lembremos de nada ao acordar, todos nós temos em média de 3 a 6 sonhos por noite e de forma inconsciente, tudo se resolve. Há estudos que dizem que é possível controlar nossos sonhos, inclusive, pela programação mental. Pensamentos felizes são sempre bem vindos e para que eles não precisem ser forjados, talvez a melhor maneira de agir seja praticando gentileza, cultivando bons sentimentos pelo mundo e elevando nossa energia. À noite, quando o inconsciente rever  tudo o que se passou no dia, acredite: boas imagens aparecerão em sua tela…bons sonhos!!!

sonhos

Sonhos felizes trazem consigo o bom humor para enfrentar os desafios diários…

Fotos: Reprodução

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Malharia Sem Igual é a cara do Brasil
Edredom Altenburg: conforto e aconhego para o seu lar
Dicas de travesseiros específicos da Altenburg:
Altenburg lança nova plataforma de e-commerce
1234