Como decorar ao alugar?
Você vai fazer um curso longo em outra cidade, ou foi transferido de empresa… talvez, tenha acabado de sair da casa dos pais e vai iniciar sozinho uma nova fase, ou não quer se comprometer com um financiamento de casa. Em momentos de transição na vida, alugar um imóvel parece ser a melhor opção e quando isso acontece, não importa: a gente quer se sentir “dono do espaço”. Decorar tudo à nossa maneira, imprimir conforto e acolhimento a esse novo lugar, mesmo que a permanência nele seja curta.
Por se tratar de uma casa ou apartamento de outra pessoa, no entanto, há limites para as mudanças estéticas. Além disso, a lei da boa convivência pede o bom senso de avisar o proprietário sobre alterações que modifiquem drasticamente o layout da planta. Quebrar paredes, trocar o piso, pintar o revestimento, abrir janelas não são reformas e a responsabilidade sobre elas é sempre a quem pertence o imóvel, no caso, o dono mesmo.
Mas se você se encontra hoje numa residência que não é exclusivamente sua, não se desespere! Dá para espalhar suas memórias e suas cores pelos cômodos, sim! O segredo é pensar em técnicas que possam ser desfeitas quando você decidir mudar o seu endereço, veja só…
Fique à vontade para mudar as cores da parede. O próximo morador certamente fará o mesmo e não é esse quesito que impedirá que o imóvel seja utilizado novamente. Porém, se o proprietário quiser, ele tem o direito de pedir para que você pinte as paredes na cor original e sim, você deve fazer a sua parte e deixar os ambientes como encontrou.
Hoje em dia, os quadros não precisam necessariamente ficar pendurados nas paredes. Podem ser apoiados no chão ou sobre os móveis e no caso de ficarem suspensos, há no mercado ganchos para diversos pesos e que são fixados com fitas super adesivas. O melhor, a tal fita sai com facilidade depois e não marca a pintura.
É um detalhe mínimo, mas faz tanta diferença…Troque as maçanetas das portas por outras de estilo vintage ou super descolado para deixar sua marca registrada em cada porta. Depois, é só desparafusá-las e voltar ao que era antes.
Você tem uma cama box e deixá-la sem cabeceira não faz seu estilo? Porém, comprar uma e furar a parede para instalá-la dá um trabalhão, né? Resolva esse dilema de décor e crie um modelo exclusivo. Você pode colar adesivos, pode pendurar um panô na parede ou um mural com fotos e lembranças. Se a moldura desse mural for elaborada, mais bacana fica!
Um desafio é viver sem prateleiras e armários…quem consegue? Mas encomendar um sob medida e depois não aproveitá-lo na próxima casa é um desperdício. Sendo assim, você pode improvisar com caixotes de feira customizados, estantes aramadas, nichos e hackes. A dica pode ser aplicada em todos os ambientes, inclusive. 😉
O banheiro/lavabo pode ganhar a sua personalidade também. Para isso, existem os azulejos adesivos, que atualmente são vendidos por temas…azulejo português, hidráulico, com desenhos de cinema, comix, inspiração retrô, e o que a imaginação pedir.
Piso feio e manchado? Jogue um tapete sobre as áreas mais críticas. É barato, modifica totalmente a ambientação e vale super a pena!
E para quem é fã de delimitar espaços ou criar ambientes mais privativos, biombos e divisórias são excelentes recursos com grandes resultados.
Fotos: Reprodução